0

50 Tons de Açúcar

Lendo rótulos

Os ingredientes aparecem na ordem decrescente de quantidade, ou seja, os ingredientes com maior quantidade aparecem listados primeiro.

PRODUTO DIET, significa sem açúcar ou outro ingrediente adicionado, mas não significa, sem carboidrato, se o produto contém amido, pode elevar muito a glicemia (glicose pura). O amido é um carboidrato formado por várias moléculas de glicose, uma ligada à outra, elevando mais a glicemia que o açúcar de mesa. Um pudim de chocolate diet, o primeiro ingrediente é amido de milho (maizena) que é 100% glicose, os carboidratos na forma de amido, amido modificado, maltodextrina são digeridos em glicose.

Açúcar é definido pela ANVISA como monossacarídeo: glicose, frutose, galactose e dissacarídeo: sacarose, lactose e maltose, qualquer outro carboidrato não é considerado açúcar para fins de rótulo.

PRODUTO LIGHT

Significa reduzido em calorias, gordura ou carboidrato (no mínimo 25%) em relação ao produto original, frequentemente, significa menos gordura. Pode conter muito carboidrato e ser light. ex. requeijão e iogurte.

PRODUTO “ZERO ADIÇÃO DE AÇÚCAR”

Não tem adição de açúcar no processo de fabricação, mas pode conter o açúcar natural dos alimentos, como os sucos de frutas naturais, integrais, (contém frutose da fruta) ou um produto adoçado com suco de maçã.

O açúcar natural de frutas, maçã, uva, laranja e da cana de açúcar, a única diferença é que vem de plantas diferentes, mas é o mesmo açúcar e tem o mesmo efeito metabólico, elevando a glicose no sangue.

PRODUTO “ZERO AÇÚCAR”

Não contém açúcar no produto, nem os açúcares naturais que formam os alimentos, exemplos, refrigerante, chocolate zero lactose, biscoito, mas não significa zero carboidratos, exemplo, biscoito adoçado com adoçante, mas o primeiro ingrediente é farinha de trigo. Açúcar é açúcar, não interessa se é branco, mascavo, demerara, orgânico, açúcar de coco, mel, suco concentrado de maça (outra forma de adoçar com açúcar sem dizer a palavra açúcar).

Frutose, glicose, sacarose, xarope de milho, agave, são todos açúcares, o impacto da glicose no indivíduo é o mesmo.

Eritritol, xilitol, isomalte, sorbitol são polióis de muito baixo impacto glicêmico, não elevam a glicemia.

Cuidado: maltitol é um poliol que deve ser tratado como açúcar, o impacto glicêmico é 75% da glicose (mais comum ingrediente de produtos zero açúcar).

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados