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Low Carb X Manutenção do Peso Perdido

O déficit de energia se faz necessário para que você use a gordura armazenada (consumir menos calorias do que se gasta).

Cerca de 60 a 70% do metabolismo é representado pelo metabolismo basal, é o gasto energético para que se mantenha vivo. O metabolismo basal é muito influenciado pela tireoide e pela quantidade de massa muscular, pessoas com maior quantidade de músculos tendem a ter o metabolismo basal mais acelerado.

Quando emagrece com uma dieta padrão, com foco em calorias e diluída em proteína (15% de proteína, 55% de carboidrato e 30% de gordura, padronizada pelas sociedades) passando fome, o metabolismo reduz mais do que o necessário e a fome aumenta, predispõe ao reganho de peso.

É um processo adaptativo do corpo, uma resposta para combater essa agressão, deficiência de calorias, micronutrientes e proteínas.

Utilizar medicamentos que bloqueiam a fome, sem modificar a qualidade da alimentação, (aporte proteico), o corpo vai reagir contra, aumentando a fome e diminuindo o metabolismo de maneira intensa. Quando você suspende o remédio, o efeito rebote, recupera rápido o peso.

Quando compara uma pessoa com 120 kg e outra com 80kg, é esperado que a pessoa com 120kg tenha um metabolismo maior, porque o corpo precisa manter vivo uma quantidade maior de tecidos.

Emagrecer com uma dieta low carb, com aporte de proteína adequado, o metabolismo diminui o que é esperado. Uma pessoa com 120 kg que tem um gasto energético de 2000 kcal/dia emagrece e atinge 80kg, fica com o metabolismo similar da pessoa que tem 80kg que sempre teve esse peso, nunca teve excesso de peso, com um gasto energético de 1400 kcal/dia.

Por outro lado, se a pessoa com 120 kg emagrece e atinge 80kg com uma dieta hipocalórica, com deficiência de proteína e micronutrientes, o gasto energético diminui muito, vai para 1000 kcal/dia, a fome também aumenta e volta para o peso original.

A diminuição do metabolismo acontece por questões hormonais e muitas vezes por diminuição da massa muscular. Os estudos demonstram que uma dieta hiperproteica, após o emagrecimento a fome não aumenta para compensar essa perda de peso, o mesmo pode dizer em relação à saciedade, uma dieta com mais proteína, você acaba ficando mais saciado.

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